Termos e Condições


Este portal permite requerer, obter e consultar, nos termos previstos no artigo 170.º do Código do Processo Civil, regulamentado pela Portaria n.º 209/2017, de 13 de julho, certidões eletrónicas referentes a processos dos tribunais judiciais, dos tribunais administrativos e fiscais e da competência do Ministério Público.

O portal é gerido pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I. P., que assegura o seu regular funcionamento. Qualquer falha no funcionamento do portal deve ser reportada através dos contactos disponíveis. As questões que respeitem à certidão eletrónica (incluindo questões relativas ao processo de apreciação do requerimento de emissão, à emissão da certidão e ao seu conteúdo) devem ser dirigidas ao tribunal competente para a respetiva emissão.

Política de privacidade do Portal

O portal assegura aos seus utilizadores privacidade e segurança nos dados transmitidos efeitos de pedido e obtenção de certidões eletrónicas. Para este efeito, apenas são pedidos e recolhidos, no momento da autenticação, os dados referentes ao Nome, Data de Nascimento, Número de Identificação Civil, Número de Identificação Fiscal e Número de Identificação na Segurança Social do utilizador, na medida em que são indispensáveis para garantir o cumprimento das regras relativas à emissão de certidões judiciais e à publicidade dos processos judiciais. Estes dados são tratados e conservados de acordo com o regime jurídico aplicável à proteção de dados pessoais e aos dados do sistema judicial.

Ainda para efeitos de proteção e segurança da informação respeitantes aos processos judiciais e de monitorização da utilização do portal são registados os endereços IP de todas as ligações. Esta informação, depois de anonimizada, será utilizada para efetuar análises estatísticas agregadas. As análises a partir da informação estatística agregada destinam-se a interpretar os padrões de utilização do portal e a melhorar, de forma contínua, os níveis de serviço e a satisfação do utilizador. A informação estatística agregada resultante das análises efetuadas poderá ser revelada publicamente ou a terceiros determinados.

Cookies (testemunhos de conexão)

Para o seu correto funcionamento, o Portal pode instalar pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel ficheiros denominados cookies ou testemunhos de conexão.

Utilização do Portal

O acesso indevido ao portal, assim como qualquer ação não autorizada de utilização, modificação ou destruição da informação nele constante, incluindo por programas informáticos que simulem o comportamento humano, bem como qualquer ação destinada a causar dano e a pôr em risco a integridade do sistema, são punidos de acordo com a legislação em vigor.

Direitos de Autor

O conteúdo do portal, que não respeite a informação processual e a certidões eletrónicas, é protegido por direito de autor e direitos conexos e direitos de propriedade industrial ao abrigo das leis portuguesas e da União Europeia aplicáveis, e de convenções internacionais, não podendo ser utilizado fora das condições estabelecidas nessas disposições legais. Os símbolos nacionais existentes no portal podem ser utilizados gratuitamente, desde que não seja com finalidades lucrativas ou ofensivas e se mencione expressamente a fonte da informação.

Reserva-se o direito à alteração destes termos e condições sem aviso prévio, de acordo com as normas legais e regulamentares aplicáveis